POST 4 1

Aprenda como montar sua mesa posta!

Uma das maiores dúvidas no momento de montar a mesa posta é à disposição de cada item. São detalhes que, ao final parecem fáceis, mas é preciso ter atenção para não errar e fazer feio na hora de servir seus convidados.

O primeiro passo é definir se serão lugares marcados ou não, para isso, usa-se o Placement. Uma plaquinha, localizada acima de todos os utensílios que irá constar o nome de quem sentará em cada local. Esse é considerado um dos maiores exemplos de organização de gala e rigor à mesa.

O Sousplat (pronuncia-se “suplá”) é um prato largo que serve como base para os outros pratos que serão substituídos durante a refeição. Muito além de uma peça de decoração, sua função é evitar que os pratos deslizem sobre a mesa, que derrube comida na toalha e principalmente, que a mesa fique vazia durante a troca de pratos. Mas atenção, a sobremesa nunca deve ser servida sobre o sousplat.

Sobre o sousplat, estão localizados o Prato Raso, utilizado para a refeição principal e o Prato Fundo, para a entrada. Além do prato fundo, pode ser utilizado também o Prato para Salada ou Bowl, tudo depende dos pratos que irão ser servidos. Durante a refeição, um a um eles serão retirados e substituídos pelos pratos seguintes.

As disposições dos Talheres também dependem da quantidade de pratos que serão servidos e seguem uma ordem específica:

– Eles devem ser dispostos por ordem de utilização, de fora para dentro, para simplificar, os talheres mais longes do prato são utilizados primeiros e assim por diante.

– Os garfos ficam a esquerda e as facas à direita dos pratos, sempre com os cortes para dentro.

– As colheres, caso sejam necessárias para o prato de entrada ou sopas, ficam junto às facas.

 – Por fim, os talheres utilizados para o prato principal.

– Os talheres de sobremesa sempre ficam localizados acima dos pratos.

O Prato de Lateral, indicado para pães, manteigas ou patês sempre fica localizado à esquerda, acima dos outros pratos.

Os Copos e Taças ficam localizados à direita do Prato Lateral e cada uma possui um uso específico durante a refeição. A taça maior é usada para água, a segunda maior para vinho tinto e a menor para vinho branco, caso seja necessário, você ainda pode colocar a taça para champagne entre as taças de água e vinho tinto.

O guardanapo poderá ficar sobre ou à esquerda do prato. Para ser usado, deverá ser colocado aberto sobre o colo e usado sempre antes de falar ou beber alguma coisa, ao final, ele deverá ser deixado à esquerda do prato novamente.

São muitas regras e dicas que podem facilitar a montagem de sua mesa e até o seu comportamento nesse momento, basta ter calma e sua refeição será um momento perfeito recordado por todos. Não faça feio!

Posts Relacionados